28/08/2014

Serra da Cantareira - Arautos dos Evangelhos


De longe parece um castelo perdido no meio da Serra da Cantareira, mas é uma igreja católica. Precisamente é uma entidade da igreja católica, os Arautos dos Evangelhos. O fundador dessa entidade é o Mons. João Clá Dias, e foram reconhecidos pelo papa João Paulo II em 2001. Em resumo eles tem como missão evangelizar através da arte e da cultura, e essa missão é muito bem representada na basílica que está na Cantareira. Se quiserem saber mais sobre os Arautos, só dar uma conferida aqui - > Arautos.
Meu grupo foi recepcionado pelo arauto Victor, um mocinho que veio, junto com o irmão gêmeo, de Vitória/ES para consagrar sua vida a Deus. Ele nos explicou sobre a missão dos arautos, como e quando a basílica foi construída, falou dos diversos símbolos que estão em suas vestimentas, e dos vários significados que podemos encontrar dentro da igreja.Para as mulheres que estiverem de shorts,saias,vestidos será preciso colocar uma beca para não deixar as pernas de fora, e para as demais colocar  uma gola para cobrir os ombros e decotes.

A basílica por dentro é extremamente bela e tem significados para cada detalhe que foi colocado nela como obra de arte. Tudo há uma razão, desde as cores até as estrelas que estão no teto.


Eu fui para a missa das 11h (cheguei no local por volta das 10:20), e a parte que mais gostei foi sem dúvida os cantos, são realmente muito bonitos e me emocionaram. O coral canta em latim e há diversos cantos ao longo de toda missa. O padre celebra a missa em português mesmo, porém em uma pequena parte será em latim.


Através do folheto você pode seguir toda a missa, e cantar junto se quiser e conseguir (é escrito em português e em latim). Assisti em toda minha vida apenas uma missa, isso quando eu tinha uns 5 anos, então não me lembrava de quase nada. Fiquei admirada de como os rituais para a celebração são bonitos, e de como é tocante ver tantos jovens se doando totalmente em pró de uma causa tão sublime.

 Vale a pena tirar um domingo para fazer esse passeio. Quem quiser um lugar para almoçar depois da missa, há na mesma estrada um complexo muito bacana chamado O Velhão. Nesse complexo há antiquários, restaurante, pizzaria, serralheria...vale a pena conhecer. Ou podem fazer um pic nic no parque do Horto Florestal (também fica no caminho), que foi o que meu grupo fez.




Arautos do Evangelho -> Rua Avaí, 430 - Caieiras

O Velhão ->  Estrada Santa Inês,3.000 - Mairiporã

Horto -> Rua do Horto,931










Um comentário: