21/08/2014

Menino de Ouro - Abigail Tarttelin

Se você jogar o nome Abigail Tarttelin no google praticamente só irá aparecer páginas em inglês, e a conclusão desse resultado é que ela não é conhecida por aqui. Eu não a conhecia, e o livro Menino de ouro chegou em minhas mãos por obra do acaso, e depois de ler,devorar e adorar este livro eu quis ler mais algum outro livro dela (queria saber se ela realmente tem todo esse talento como demonstrou nessa história) e não encontrei nenhum ainda com tradução para o português. Falemos sobre o livro:
Max é um garoto "modelo" (estudioso, bom filho,bom irmão,etc..) de 16 anos e que a vista de todos é um menino normal/comum, o que difere Max dos demais adolescente é que ele é intersexual (pessoas que possuem os dois sexos,hermafrodita). O livro faz ótimas explicações sobre o assunto. O menino parece lidar bem com essa diferença que ele convive diariamente, mas tudo muda com um certo "acontecimento" (não darei spoiler). Após esse dia D, todas as indagações começam a pipocar na cabeça do garoto, todas as dúvidas, inseguranças, medo e  rejeição.
A história é contada sob a percepção de cinco personagens: a mãe, o irmão mais novo, a amiga/namorada, a médica e do próprio Max.Ah! e no final há ainda a visão sobre o assunto de um outro personagem (segredo). A autora conseguiu dar para cada personagem uma linguagem característica e muito verossímil, cada acontecimento é muito bem detalhado e nos instiga a querer saber cada vez mais sobre a vida e o que irá acontecer com o menino.
Se prepare para não querer largar o livro enquanto a história não terminar, e mais ainda, se prepare para muitas perguntas, pensamento que irão surgir na sua cabeça. Houve momentos de cenas tão fortes que parecia que eu não iria conseguir prosseguir com a leitura, como se toda aquela história fosse de alguém próximo a mim. Acho que quem tem  filhos se questionará muito mais sobre o quão pouco sabemos sobre gêneros, e de como às vezes esse conceito de masculino x feminino é tão limitado.
Até aqui é o melhor livro que li esse ano. Instigante,envolvente, bem elaborado, bem escrito. É um livro que não pode faltar nas leituras dos aficionados por ótimas histórias.


"(...) Sou um observador passivo da dor à minha volta. Sou o fuzível da bomba. Nem sequer me acendo. Tampouco escolho quando apagar. Eu não explodo. Eu apenas sou".


Romance
Avaliação: (Sensacional)
Páginas: 384
Editora: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário