01/10/2014

O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

O livro "O oceano no fim do caminho" do escritor pop super  badalado Neil Gaiman vai muito além dessa capa lindíssima da foto aí do lado. Confesso que me apaixonei primeiramente pelo título do livro, eu tenho essa mania de me interessar por alguns livros só pelo nome, e depois achei a capa super bonita.
Ele estava na minha lista de leituras para este ano porque nunca li nada do Neil e porque como disse eu gostei do título, embora sempre tivesse interesse. Ganhei ele junto com  "Bonsai" de presente de aniversário, e devorei rapidamente poque tem uma narração empolgante e você fica muito preso na história. Sensacional como cada cena parece ser feita para um filme, com as palavras certas e todas as descrições do autor você começa a imaginar cada pedacinho do que está ocorrendo no livro.Fica parecendo um filme meio Tim Burton, rsr.

A história se inicia quando o narrador personagem retorna a casa onde viveu quando era criança. Ele começa a ter lembranças de coisas que sua memória havia apagado completamente. A partir daí você começa a entrar em um mundo cheio de monstros, mistérios, coisas inacreditáveis....extremamente fantasioso. O menino de 7 anos vive uma aventura tirar o folego e conta com ajuda de três mulheres (uma menina, uma mulher e uma velha) para colocar a vida novamente em ordem.O que acho fantástico em Gaiman é o fato de suas histórias que são quase um sonho/pesadelo conseguir explicar o real. É a partir da fantasia, do imaginário que conseguimos compreender certas coisas. Ele usa a literatura de um modo lúdico.

Quando li, eu fiz uma analogia entre as três mulheres e a trindade de Deus...aliás, não só nessa parte, mas comparei muito a história com muitas que falam sobre Jesus na bíblia. Creio que deve ser um grande devaneio meu, porém foi o que minha mente conseguiu conectar. Li algumas outras resenhas e vi que  Neil Gaiman utilizou essa imagem das três mulheres em "Sandman", e que em algumas mitologias há uma Deusa Tripla que representa o poder da mulher. Como conheço quase nada de mitologias e não li nenhum outro livro dele, eu fico com a minha versão de interpretação mesmo.










Romance/Fantasia
Avalição: (Ótimo)
Páginas: 208
Editora: Intrínseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário