16/09/2014

Bonsai - Alejandro Zambra

Primeiro romance do escritor chileno Alejandro Zambra fala sobre o amor de dois jovens que são apaixonados por literatura e que nos momentos mais íntimos gostam de compartilhar leituras de alguns livros. Um ponto interessante é que a história começa contando sobre o final dos sentimentos de Emília e Julio, então você já lê sabendo o que vai acontecer e isso não deixa a história menos interessante. Outro ponto interessante é perceber como Bonsai parece um livro dentro de um livro, uma história dentro de outras histórias...tive essa sensação porque Zambra utiliza muitas citações e fala realmente de muitos livros no decorrer de toda história. É quase uma homenagem para quem realmente gosta desse mundo que os livros nos proporcionam.
As coisas entre o casal começam a mudar quando eles leem um livro em que um casal compara o amor com o cultivo de uma planta, então Emília e Julio percebem que assim como uma planta o amor deles também irá morrer algum dia. Apesar de ter apenas 64 páginas, o romance é encantador e muito bem escrito, não deixando pontos soltos. Alejandro conseguiu transformar um romance quase em um conto, uma arte colocar em tão poucas páginas o que muitos não conseguiram colocar nem em 400 páginas.


O livro inspirou um filme no Chile e foi no festival de Cannes de 2011.

"Qual o sentido de ficar com alguém se essa pessoa não muda sua vida? Disse isso, e Julio estava presente quando disse: que a vida só tinha sentido se a gente encontrasse alguém que mudasse, que destruísse sua vida."

Contos
Avalição:  (Bom)
Páginas: 64
Editora: Cosac Naify

Nenhum comentário:

Postar um comentário