09/08/2014
A história de um casamento - Andrew Sean Greer
Conhecemos verdadeiramente as pessoas que amamos e que temos relações estreitas? É filosofando sobre isso que Pearlie Cook dá início à narrativa desse romance do escritor americano Andrew Sean. A história se passado nos Estados Unidos pós segunda guerra mundial e onde ainda reinava a discriminação contra os negros.
Pearlie é uma mulher negra casada com um ex soldado que vivem tranquilamente com o filho em um desses subúrbios tão padrão das terras do Tio Sam. O que parece ser uma histórinha muito comum vai aumentando do decorrer dos fatos, e vamos observando em como o "destino", as escolhas vão sobrepondo e entrelaçando a vida do casal. Toda tranquilidade começa a se desestabilizar com a chegada de um amigo do marido de Pearlie.
Há muitas indagações, reflexões sobre o fato de conhecermos realmente a pessoa que temos tanta intimidades. Nos faz pensar também o que fazer ou não fazer para conquistar alguém, sobre isso há um trecho muito bom:
"Como fazer alguém te amar? Para os muitos jovens, não há nada mais difícil no mundo. Você pode tentar o quanto quiser: pode ficar do lado da pessoa, cozinhar seu prato preferido, trazer-lhe vinho ou cantar as canções de amor que sabe que irão emocioná-la. Não irão emocioná-la.Nada as emocionará. Você desperdiçará dias interpretando as simples banalidades de um telefonema; meses contemplando seus lábios macios enquanto falam; você desperdiçará anos observando um corpo sentado em uma cadeira e impulsionando cada músculo a te levar até o outro lado da sala e fazer algo simples, fazer com que ela te ame, mas você não vai conseguir;você passará longas noites se perguntando como ela pode não sentir isso - a ânsia de abraçar, o coração se derretendo quando você está próxima dela - , como ela pode se sentar naquela cadeira, ou falar com aqueles lábios, ou dar um telefonema e isso não significar nada, como pode não esconder nada no coração. Ou talvez o que ela esconda não seja o que você deseja ver. Pois ela certamente ama alguém - que simplesmente não é você."
É um livro que fala sobre o convívio com outra pessoa, os efeitos das escolhas e de como nós nunca sabemos o que se passa na minha mente e principalmente no coração da pessoa que dorme ao nosso lado.
Romance
Páginas: 288
Editora: Nova Fronteira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário