19/03/2014
1889 - Laurentino Gomes
Nunca tive interesse algum nos livros do Laurentino Gomes, mesmo quando ele ficou super famoso dando entrevista no Jó Soares e até tendo um quadro no fantástico inspirado em um dos seus livros.Não era questão de não gostar de história, aliás sempre adorei e era ótima aluna nessa matéria, era só que não me empolguei como a maioria das pessoas que pareciam ter descoberto um Brasil novo/diferente através dos olhos do Laurentino. Li o livro, porque uma amiga gostou muito e me indicou. Li e gostei, achei realmente muito interessante a forma como ele vai ligando os fatos, e que isso nos mostra que na história praticamente nenhum ato fica isolado. Daí a oergunta: Por que não nos ensinam História dessa forma na escola? Por que temos que apenas ficar decorando datas? Seria tudo muito mais fácil, objetivo e com sentido se no colégio tivéssemos que aprender como aconteceu a nossa nação e não simplesmente em que dia,hora,ano D.Pedro deu grito de independência.
Laurentino precisou ler mais de 150 obras e se apoiou no livro do historiador José Murilo de Carvalho para poder escrever 1889.
O tema central desse livro é a proclamação da república, ocorria em 15.11.1889 (acho que todos sabemos disso). Aqui você já consegue identificar o quanto nós não ligamos para a política e nem mesmo com o destino do nosso próprio país.
Para quem quer conhecer um pouco mais da nossa história, e verificar o quanto seu professor de enganou na escola...Super recomendo.
História
Páginas: 416
Editora: Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário